sexta-feira, 5 de junho de 2009

Importância da comunicação para a mudança social



Em parceria com o Senas da Rádio, o Vidas Faladas falou com Gregory Payne, professor associado no Departamento de Estudos de Comunicação do Emerson College, co-fundador e director do Centro para a Ética na Comunicação Política e de Saúde, sobre a importância da comunicação para a mudança social.
Também redigiu os discursos de líderes políticos como Hillary Clinton, Robert Dole, Tom Bradley (mayor de Los Angeles), Ray Flynn (mayor de Boston), Rainha Noor da
Jordânia ou Príncipe Faisal da Arábia Saudita.



Por Marta Amorim

terça-feira, 2 de junho de 2009

Fábrica do Arroz em Vila Franca de Xira

A Fábrica de Descasque Arroz foi, durante muito tempo, o posto de trabalho de muitas pessoas do concelho de Vila Franca de Xira. Esses tempos já vão longe e a Fábrica encontra-se desactivada há cerca de 11 anos.
Nos dias de hoje tornou-se a casa de mendigos e toxicodependentes, que aproveitam o espaço para dormirem. O imóvel está inabitável, degradado, abastecido de lixo e com vestígios de consumo de droga e prostituição.
A fábrica localiza-se perto da estação de comboios de Vila Franca de Xira, em frente ao rio Tejo. Em 2008, a Câmara de Vila Franca construiu um caminho pedonal, que liga a cidade à freguesia de Alhandra, mas a deterioração da fábrica mancha a paisagem e afecta a segurança de muitos vilafranquenses.
Para alguns a Fábrica significa perigo e delinquência, para outros, as paredes altas e sem tecto, tornaram-se telas de arte urbana. No interior encontram-se vários graffitis, que revelam criatividade, imaginação e talento.

Por Marta Amorim