sábado, 14 de março de 2009

Não sejas desagradável...


De nós para voz, as novidades desta semana, com muito para contar. E porque a liberdade de expressão ainda é permitida, o Vidas Faladas mantém os seus subtis comentários dos melhores momentos de cada dia. Bom fim-de-semana.

por Marta Amorim e Vânia Pantaleão

Braille


Luis Braille nasceu há duzentos anos. Quando ficou cego não se rendeu à lamentação da sua desgraça. Antes pelo contrário, deu uma lição de generosidade ao criar um sistema único de escrita e leitura. Este ano, o mundo presta-lhe homenagem e o Vidas Faladas também.

por Maria Helena Falé

quarta-feira, 11 de março de 2009

Alimentação mais saudável discutida no Parlamento


No dia 13 de Março o PS vai apresentar, no Parlamento, duas propostas para melhorar a alimentação nas escolas. Conheça quais os objectivos que o Partido Socialista vai propor e oiça a entrevista com o nutricionista David Amorim sobre o que acha destas medidas e como vão os hábitos alimentares dos portugueses.

Por Marta Amorim

segunda-feira, 9 de março de 2009

Ginásio: Actividade física ou arte plástica?


O Vidas Faladas foi até ao ginásio Fitness, em Vila Franca de Xira, para perceber o que leva as pessoas a frequentarem estes espaços: por actividade física ou arte plástica. João Amorim, proprietário e professor do Fitness, fala-nos sobre o espaço, que gere há 16 anos, e porque razão há cada vez mais pessoas a procurarem os ginásios.

por Marta Amorim e Vânia Pantaleão

domingo, 8 de março de 2009

8 de Março - Dia Internacional da Mulher


O dia 8 de Março é comemorado pelas Nações Unidas, desde 1975, como o Dia Internacional da Mulher.
Mas afinal o que é que aconteceu nesta data, e que justifica esta comemoração?

por Maria Helena Falé

Consequências da guerra


O número de suicídios entre os militares dos EUA tem vindo a aumentar nos últimos cinco anos, mas 2008 despertou a atenção de todos: a partir das estatísticas publicadas, confirmou-se que, no ano passado, 128 militares suicidaram-se, número que ultrapassa o dos civis, pela primeira vez. O Exército norte-americano acredita que esta realidade é causada pelo stress nos conflitos travados no Iraque e no Afeganistão.
A confusão, o perigo, as armas e os sons frenéticos tentam caracterizar o que pode levar ao suicídio dos soldados norte-americanos.

por Marta Amorim